Report 3 – Budget Watch: OE 2017 – rigor e transparência orçamental

No âmbito da edição de 2017 do projeto Budget Watch, publicamos aqui o nosso terceiro Report: Budget Watch: OE 2017 – rigor e transparência orçamentalcoordenado por Miguel St. Aubyn, Luís Teles Morais e Joana Andrade Vicente.

Este relatório de análise à proposta de Orçamento do Estado para 2017 resulta da análise efetuada por uma equipa IPP/ISEG, quanto ao rigor, transparência e responsabilidade orçamental. Além da análise destas dimensões, o Budget Watch engloba também uma análise das características promotoras do crescimento e mais ou menos business friendly do OE, que resulta no Índice Deloitte Pro-Business.

Esta análise serviu, primeiramente, para apoiar a avaliação do Orçamento pelo Conselho Consultivo Científico, composto por 19 economistas/académicos, através de um inquérito que resulta no Índice Orçamental IPP/ISEG. A análise que se pretende é exclusivamente técnica, independente e objetiva, à luz de boas práticas internacionais de prestação de informação e do processo orçamental.