Lançamento do Livro | Governar para as próximas gerações. Sucessos e Fracassos de Políticas de Longo Prazo em Portugal (1995-2019)

Juntamente com a editora Almedina, tivemos o prazer de realizar o lançamento do livro “Governar para as Próximas Gerações. Sucesso e Fracassos de Políticas de Longo Prazo em Portugal (1996-2019)”, de Daniel Cardoso, Catherine Moury, Ana Paula Costa e Mafalda Escada.
 
A apresentação e discussão da obra esteve a cargo dos autores Daniel Cardoso, Catherine Moury, e Paulo Trigo Pereira (ISEG e IPP), João Goulão (SICAD) e Mafalda Leitão (ICS).

“A pandemia de COVID-19 chocou o mundo e demonstrou a relativa falta de planeamento dos governos para algo que vários peritos tinham alertado previamente. De facto, formular políticas de longo-prazo é politicamente custoso para os governantes porque os benefícios apenas são visíveis no futuro, apesar dos recursos terem de ser mobilizados no presente. Em democracias liberais, esta dificuldade é acentuada pelo fluxo noticioso, eleições e a pressão política que permitem o escrutínio público, mas também forçam os governantes a priorizar o imediato.

Mesmo neste contexto, Portugal adotou várias medidas de longo prazo, mostrando que governar para as próximas gerações, e não apenas para as próximas eleições, é possível. O livro analisa medidas de longo-prazo para determinar as razões para a sua adoção ou rejeição.”

Este evento foi transmitido por Zoom.

Onde

Quando

Horas

Livraria Almedina | Atrium Saldanha

16 de Novembro 2021

18h00

Reportagem Fotográfica