Blog

Presidente do IPP reune-se com Presidente da Câmara Municipal de Serpa

Presidente do IPP reune-se com Presidente da Câmara Municipal de Serpa

No passado dia 20 de Janeiro, realizou-se uma reunião em Serpa entre o Presidente da Câmara Municipal João Efigénio, o Presidente do Institute of Public Policy Paulo Trigo Pereira e um empresário local, Pedro Líbano Monteiro, para analisar as possibilidades de recuperação e de desenvolvimento de um projeto em torno do Abade Correia da Serra. Para além da visita à casa onde nasceu e viveu os seus primeiros anos de vida, foram discutidas possíveis iniciativas a desenrolar neste ano, em que se evoca os 200 da morte do Abade, com vista a divulgar o pensamento e obra desta figura ímpar…
Leia mais

Policy Paper 24 | Climate Change and its Debt Counterpart: Portugal in a cross-country comparative perspective

Climate change poses a systemic risk to the world economy. The global average surface temperature rose by more than one degree Celsius since 1880 and with this the frequency and severity of climate shocks—ranging from heatwaves and droughts to hurricanes and coastal flooding—have intensified across the globe. You can read here the Paper | Climate Change and its Debt Counterpart: Portugal in a cross-country comparative perspective.
Leia mais

Policy Paper 23 | Digital Transition in the Recovery and Resilience Plan: Challenges for Portugal

The Portuguese Recovery and Resilience Plan (RRP) is designed to address persistent bottlenecks of the Portuguese economy that impede lasting and sustainable growth, such as low productivity and low levels of education, and an inefficient public administration and justice system, in order to prepare Portugal for the challenges of the coming years. The specific aims of its digital pillar are to improve the digital skills and education of the workforce, enhance the efficiency of the public administration and improve the business environment, promoting research, innovation and the digitalization of firms.In this paper, we present how the Portuguese RRP is embedded…
Leia mais

Policy Paper 23 | Digital Transition in the Recovery and Resilience Plan: Challenges for Portugal

O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) destina-se a fazer face aos estrangulamentos persistentes da economia portuguesa que impedem um crescimento duradouro e sustentável, como a baixa produtividade e baixos níveis de educação, e uma administração pública e sistema de justiça ineficientes, de modo a preparar Portugal para os desafios dos próximos anos. Os objetivos específicos do seu pilar digital são melhorar as competências digitais e a educação da força de trabalho, aumentar a eficiência da administração pública e melhorar o ambiente empresarial, promovendo a investigação, a inovação e a digitalização das empresas. Neste Policy Paper (em inglês),…
Leia mais

Policy Paper 22 | Institutos políticos e a qualidade da democracia

Os institutos e fundações associadas a partidos políticos são uma realidade em muitos países europeus havendo casos, como a Alemanha, em que têm uma história e uma relevância muito grande e outros, como Portugal onde são instituições com debilidades, nomeadamente ao nível do financiamento e da capacidade de exercerem cabalmente as suas funções. Por seu turno as fundações políticas europeias são relativamente recentes e distinguem-se nalguns aspetos essenciais das alemãs. Neste Policy Paper (em português) salienta-se a importância das fundações políticas para a qualidade das democracias, nomeadamente ao nível da formação de quadros jovens, no debate sobre as políticas públicas…
Leia mais

Qual o nome completo do IPP?

Porquê associar os nomes de Thomas Jefferson e José Correia da Serra ao Institute of Public Policy (IPP)?É uma forma de assinalar a importância da inspiração científica na conceção e execução de políticas públicas.Cada um à sua maneira, Jefferson e Correia da Serra foram homens que viveram intensamente uma época especialmente fecunda em acontecimentos e mudanças na ciência e na política. Foram muito marcados pelo ambiente filosófico da Ilustração europeia, acreditando nas virtudes do conhecimento como meio para a obtenção da felicidade e do bem comum. Não será esse, afinal e ainda, o grande objetivo das políticas públicas? Thomas Jefferson…
Leia mais

Policy Paper 20 | Understanding Successful Policy innovation: The case of Portuguese Drug Policy

Em 2000, Portugal descriminalizou o consumo e a posse de drogas para consumo. Esta lei fez de Portugal um exemplo único, inaugurando um sistema que passou a encaminhar o consumidor para serviços ao abrigo do Ministério da Saúde, e já não da Justiça. Além disso, medidas contíguas no âmbito do tratamento e da prevenção do consumo de droga foram fundamentais para levar a política além da descriminzalização, garantindo o sucesso e a resiliência de um novo modelo político. Deste modo, a descriminalização do consumo de drogas é um caso bem sucedido de original innovation. Neste policy paper (em inglês), demonstramos…
Leia mais

A Democracia e o Sistema Político: Desafios e Reformas

No dia 14 de fevereiro pelas 18h00, Professor Paulo Trigo Pereira será orador do Ciclo de Palestras da Academia das Ciências - "Sociedade no Século XXI: Desafios Sociais, Geracionais, Políticos e Económicos". Evento transmitido por LivestreamA Palestra com o nome  "A Democracia e o Sistema Político: Desafios e Reformas" será transmitido online por Zoom no canal do Youtube da Academia das Ciências.*O vídeo do evento estará disponível para ver no Youtube do Academia das Ciências.As democracias europeias, e a democracia portuguesa, apresentam evidentes sinais de erosão, evidenciada quer pela tendência histórica de crescente abstencionismo, pela maior grau de polarização política com a…
Leia mais

Policy Paper 19 | Intergenerational mobility beliefs and preferences for redistribution in Portugal

Tendo em conta a elevada responsividade das políticas fiscais e tributárias às preferências dos eleitores, entender as suas preferências por redistribuição é fundamental para a política económica. Assim, este Policy Paper (em inglês) utiliza um Randomized Control Trial (RCT) para explorar os efeitos da informação nas percepções sobre mobilidade social e nas preferências por redistribuição (tributação progressiva, impostos sobre o capital e despesa pública em educação, saúde e segurança social) em Portugal.Inspirado no trabalho de Alesina et al.(2018) em França, Itália, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos, este artigo permite uma comparação entre países sobre crenças de mobilidade social, preferências por…
Leia mais

Policy Paper 18 | Environmental Taxes in Portugal: current framework and options for the future

A tributação ambiental é crucial para enfrentar os efeitos das alterações climáticas e do aquecimento global. As atividades económicas o consumo são responsáveis pela maioria dos efeitos das alterações climáticas.  Ao aumentar os preços das atividades e produtos nocivos para o ambiente, a tributação ambiental tem como objetivo principal alterar o comportamento humano no sentido de práticas mais ecológicas. No entanto, caso não sejam acompanhados de medidas compensatórias, os impostos ambientais podem ter efeitos distorcionários e até tornar-se regressivos.O presente policy paper pretende expor o panorama dos impostos ambientais em Portugal, bem como apresentar recomendações de melhoria do atual enquadramento da fiscalidade…
Leia mais