Carlos Farinha Rodrigues

Carlos Farinha Rodrigues

Expertise: políticas sociais

Carlos Farinha Rodrigues é professor associado no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Universidade de Lisboa. É consultor no Instituto Nacional de Estatística (INE) na área de estatísticas dos agregados familiares. Obteve o doutoramento na Universidade Técnica de Lisboa sob a supervisão de Tony Atkinson (Oxford University).

Os principais interesses de investigação centram-se na microeconomia, Distribuição de rendimentos, Pobreza e Desigualdade, Avaliação de Políticas Públicas e Microsimulação. Esteve envolvido nos projetos internacionais “GINI Growing Inequalities´ Impacts” e “EUROMOD – Tax-benefit microsimulation model for the European Union“.

Foi coordenador dos projetos “Evaluation of means-tested benefits in alleviates child and aged poverty in Portugal” (2008 – 2009) e “Anti-poverty effectiveness and efficiency of the Minimum Income Program (RSI) in Portugal” (2007 – 2009). É autor de vários estudos sobre a pobreza e a desigualdade em Portugal como também sobre a eficácia de políticas sociais.

Carlos foi presidente do IPP de 2015 a 2020.

Contacto: carlosfr@ipp-jcs.org