EUROMOD

EUROMOD é um modelo de microssimulação de benefícios fiscais para a União Europeia e já conta com mais de 20 anos de existência. Tem como base os micro dados da European Union Statistics on Income and Living Conditions (EU-SILC), do Eurostat, e do Family Resources Survey para o Reino Unido.

O EUROMOD permite calcular as obrigações fiscais e benefícios a serem atribuídos em sistemas de benefícios fiscais já existentes, estimando os efeitos na desigualdade de rendimento e na pobreza, nos orçamentos dos Estados, e os incentivos no mercado de trabalho. É uma ferramenta de investigação e análise comparativa largamente utilizada, que permite analisar e comparar os efeitos de políticas fiscais e sociais, bem como de reformas políticas, tanto a nível da população de cada país, como da União Europeia como um todo.

O EUROMOD é desenvolvido em estreita cooperação entre a Universidade de Essex e o Joint Research Centre da Comissão Europeia, em colaboração com as equipas nacionais dos Estados Membros da União Europeia. As equipas nacionais põem à disposição os seus conhecimentos locais relativamente aos respetivos sistemas de benefícios fiscais e, em muitos casos, providenciam os dados a serem considerados sobre o seu país. Estas também contribuem de uma forma importante para a elaboração dos relatórios nacionais do EUROMOD.

Desde 2018 que o Institute of Public Policy é o parceiro oficial do EUROMOD em Portugal.

EUROMOD 2019

Pode aceder infra à última publicação do EUROMOD, referente à edição de 2019. Esta respeita ao Relatório Nacional de Portugal concernente ao período entre 2016-2019, onde pode encontrar informações sobre como o sistema de benefícios fiscais português é modelado no EUROMOD, bem como uma visão geral do sistema e alterações recentes.

Em 2019, o Institute of Public Policy teve ainda a oportunidade de participar no workshop internacional “The use of administrative data in microsimulation models“, em setembro (Milão), ao qual se seguiu a reunião anual do projeto.

Clique aqui para aceder à lista completa de publicações no âmbito do projeto EUROMOD.

Country Report Portugal 2016-2019

Country Report Portugal 2016-2019 – versão portuguesa


Equipa (edição atual)

Carlos Farinha Rodrigues

Senior Research Fellow

Vítor Manuel Junqueira

Diretor de Segurança Social do Centro Nacional de Pensões

Joana Andrade Vicente

Research fellow

David Leite Neves

Research fellow

Atualmente a equipa nacional portuguesa é composta pelos elementos apresentados. No entanto, ao longo dos 20 anos de existência do EUROMOD, a equipa portuguesa foi constituída ainda por: José Luís Albuquerque, Rita Peixinho e Rita Figueiras.

Na newsletter de julho de 2018 pode ainda encontrar uma entrevista exclusiva à equipa nacional portuguesa.