Conference “EMFA. Securing an independent and transparent media sector across Europe”

Conference “EMFA. Securing an independent and transparent media sector across Europe”

The Institute of Public Policy – Lisbon is pleased to announce the Conference | "EMFA. Securing an independent and transparent media sector across Europe”, where the joint paper under the same name will be presented. The conference is organized within the scope of PromethEUs, an independent research network that brings together four European think tanks – I-Com, Institute for Competitiveness (Italy), Foundation for Economic and Industrial Research – IOBE (Greece), Elcano Royal Institute (Spain), and the Institute of Public Policy – IPP Lisbon (Portugal). The event will delve into different aspects surrounding the European Media Freedom Act proposal, which was…
Leia mais
Que soluções para a sustentabilidade e melhor performance do SNS?”

Que soluções para a sustentabilidade e melhor performance do SNS?”

A próxima iniciativa do Ciclo de Debates IPP/SEDES será no dia 22 de novembro, às 17h00, na NOVA SBE e terá como principal orador Pedro Pita Barros, professor catedrático da Nova SBE, que irá apresentar propostas para a melhoria do SNS.  Contamos  ainda com a participação do Coordenador do Observatório SEDES para a Saúde e professor da Nova SBE, Nadim Habib, e de Catarina Delaunay, membro do Conselho Coordenador da SEDES e investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. O Ciclo de Debates, que tem o Alto Patrocínio da Presidência da República, é dedicado à discussão de propostas concretas que possam…
Leia mais
OE 2023: rigor, transparência e inovação?

OE 2023: rigor, transparência e inovação?

A próxima iniciativa do Ciclo de Debates IPP/SEDES será já na próxima quarta-feira, dia 26 de outubro, às 17h30, no Auditório 2, no ISEG, e contará com a participação de Sofia Batalha, Secretária de Estado do Orçamento, seguida de uma mesa redonda com Susana Peralta, Carlos Marinheiro e Rui Baleiras. Neste evento, o governo apresentará as inovações do OE 2023, nomeadamente do ponto da vista da transparência, da orçamentação verde e dos programas orçamentais. Segue-se um debate sobre oportunidades de melhoria, na ótica de instituições que habitualmente acompanham o processo orçamental: Tribunal de Contas, que faz um Parecer à Conta Geral do Estado; Conselho de Finanças Públicas que se…
Leia mais

Ciclo de Debates – Portugal: Pequenos Passos para Grandes Mudanças

O Institute of Public Policy e a SEDES  iniciam um Ciclo de Debates – Portugal: Pequenos passos para grandes mudanças, dedicado à discussão de propostas concretas que possam ter um efeito transformador do país. Aceda aqui à razão de ser e ao conceito deste novo ciclo de debates que tem o Alto Patrocínio da Presidência da República. Acompanhe a agenda: "Democracia e o Papel das Fundações Partidárias", 12 de julho Educação: “Que soluções para a contratação de professores?", 28 de setembro OE 2023: rigor, transparência e inovação?, 26 de outubro Que soluções para a sustentabilidade e melhor performance do SNS?”, 22…
Leia mais

“Que soluções para a contratação de professores?”

“Que soluções para a contratação de professores?” será o tema do segundo evento do Ciclo de Debates – Portugal: Pequenos passos para grandes mudanças, organizado pelo Institute of Public Policy e pela SEDES. A iniciativa será já na próxima quarta-feira, dia 28 de setembro, às 17h30, na SEDES, e contará com a presença de Alexandre Homem Cristo, João Baptista, Sandra Maximiano e Isabel Flores. A abrir o evento, estarão os representantes do IPP e SEDES, Paulo Trigo Pereira e Álvaro Beleza, respetivamente. Até 2030, 47 mil professores dos quadros terão abandonado as escolas por aposentação. A queda demográfica vai tirando…
Leia mais
“Democracia e o Papel das Fundações Partidárias”

“Democracia e o Papel das Fundações Partidárias”

O Institute of Public Policy e a SEDES  iniciam um Ciclo de Debates – Portugal: Pequenos passos para grandes mudanças, dedicado à discussão de propostas concretas que possam ter um efeito transformador do país. Aceda aqui à razão de ser e ao conceito deste novo ciclo de debates que tem o Alto Patrocínio da Presidência da República. No primeiro evento "Democracia e o Papel das Fundações Partidárias" discutiu-se a proposta de alteração da forma de financiamento das fundações, a ser realizada diretamente pelo Orçamento de Estado, à semelhança do que acontece com as fundações políticas alemãs e europeias. Isto permitiria alavancar…
Leia mais
Conferência Orçamento do Estado 2022

Conferência Orçamento do Estado 2022

A Ordem dos Economistas, em parceria com o Institute of Public Policy (IPP), vai organizar no próximo dia 20 de maio, entre as 9h30 e as 13h00, na Culturgest, uma Conferência sobre o Orçamento do Estado para 2022, com a participação do Senhor Ministro das Finanças. A conferência tem o apoio do Banco de Portugal. O programa pode ser consultado aqui. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia que pode ser realizada através do seguinte link: https://bit.ly/3sDd7LI. O IPP vai apresentar, nesta ocasião, o Orçamento Cidadão e os projetos relacionados com a Transparência e Rigor do Orçamento de…
Leia mais
Seminário | Southern EU Recovery Plans: The Digital Dimension

Seminário | Southern EU Recovery Plans: The Digital Dimension

O Institute of Public Policy - Lisbon tem o prazer de anunciar o seminário "Southern EU Recovery Plans: The Digital Dimension". Será no próximo dia 24 de maio, terça-feira, e é organizado no âmbito da rede PromethEUs, uma rede independente de investigadores que junta quatro think thanks europeus: I-Com, Institute for Competitiveness (Italy), Foundation for Economic and Industrial Research - IOBE (Greece), Elcano Royal Institute (Spain), e o Institute of Public Policy - IPP Lisbon (Portugal). O objetivo do evento será discutir as reformas e os investimentos no campo digital apoiados pelos fundos do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência),…
Leia mais
Conferência | Tax policy in the post-Covid 19 era

Conferência | Tax policy in the post-Covid 19 era

O IPP em parceria com o Conselho das Finanças Públicas e o ISEG, realizou no dia 10 de dezembro em formato webinar, a conferência "Tax policy in the post-Covid 19 era”, inserido no Ciclo de Conferências do CFP. O webinar foi realizado em língua Inglesa e aberto ao público. Programa 14h30 - 14h45 Opening Session Clara Raposo (ISEG, University of Lisbon) Nazaré da Costa Cabral (CFP) 14h45 - 15h45 Panel I - Taxes and incentives for sustainable economic and social behavior George Kopits (CFP; Woodrow Wilson Center) Eva Eberhartinger (Wien University): Sustainable Tax Policy – The Role of Tax Administration Paulo Trigo Pereira (ISEG –…
Leia mais
Conferência | The Multisided Path to European Digital Sovereignty and the Future of EU-US Relations

Conferência | The Multisided Path to European Digital Sovereignty and the Future of EU-US Relations

No dia 30 de novembro, o nosso parceiro na rede de think tanks PromethEUs, IComEurope organizou este evento realizado presencialmente e virtualmente. Dividido por três paneis, o evento abordou os seguintes assuntos. Panel I – EU’s digital and tech competitiveness; Panel II -The digital regulation in the EU;  Panel III – Trade and Technology Council and the future of EU-US relations. O terceiro e último painel, foi moderado por Paulo Trigo Pereira (presidente do IPP). https://youtu.be/lNP721Suayo Output Report da Conference Reportagem Fotográfica
Leia mais