PromethEUs

O PromethEUs é uma rede independente de quatro think tanks do Sul da Europa, ativos nos seus países e a nível da U.E. nas áreas da investigação económica, empresarial e geopolítica.

Tem como missão contribuir de forma construtiva para o atual debate político europeu sobre a revolução digital, fornecendo uma perspetiva do Sul da Europa. O PromethEUs pretende participar no debate em torno da agenda digital das instituições da UE, com especial destaque para as PME e as competências dos cidadãos e dos trabalhadores.

As áreas de IA, IoT, o uso de Big data, elementos da Indústria 4.0 e o impacto no emprego atual e futuro já estão afetar as atividades económicas e negócios em toda a Europa. Os desafios que temos pela frente são diversos e exigem uma coordenação das políticas nacionais e internacionais. A rede PromethEUs visa criar uma plataforma de troca de ideias e ações que irão destacar as principais forças motoras, mas também as barreiras a enfrentar.

A rede contribuirá para o diálogo público relevante através da publicação de relatórios, documentos e publicações em blogues, workshops e eventos públicos em Bruxelas e nos respetivos Estados-Membros que incidirão sobre questões afins.

O Institute of Public Policy – Lisbon aderiu à rede PromethEUs em setembro de 2021 com vista a promover quer a sua internacionalização, quer esta nova área de investigação que consideramos fundamental para o futuro da sociedade.

A parceria do IPP com a rede PromethEUs é apoiada pela Google.

27/10/2021

Conferência Online – Evento Privado
“Perspectives on European Digital Sovereignty from Southern European countries”.

30/11/2021 – Upcoming!

“The Multisided Path to European Digital Sovereignty and the Future of EU-US Relations”

Brevemente