Sistema Eleitoral Português: Problemas e Soluções

No e-book Sistema eleitoral português: problemas e soluções, que contou com Marina Costa Lobo como coordenadora, quisemos juntar vozes de quem há anos intervém na reforma do sistema eleitoral, para fazer um estudo da arte sucinto sobre o debate em torno dest questão.

Com este exercício pretendemos contribuir para que se perceba a distância de posicionamentos entre os principais partidos, mas também tentar encontrar um mínimo dominador comum a ser apresentado como uma reforma consensualizada – pelo menos do ponto de vista académico. Este e-book insere-se por isso na missão do Instituto de Políticas Públicas, que pretende facilitar o debate sobre a reforma do sistema político português.

Os capítulos contidos neste e-book resultam de apresentações feitas num seminário IPP em outubro de 2017, em que reunimos especialistas que de um modo geral concordam com a introdução do voto preferencial, embora proponham mudanças mais vastas ao sistema eleitoral, bem como políticos que se têm interessado pelo tema no âmbito das suas atividades políticas.

Adquira aqui