Lançamento do EUvox em Portugal – 29 de abril (terça-feira), 18h, ISEG – Auditório Caixa Geral de Depósitos
No âmbito do lançamento europeu do EUvox, o IPP organiza, em conjunto com o ICS, um seminário onde Marina Costa Lobo apresentará o EUvox e, depois de um comentário de Pedro Valente da Silva, Chefe do Gabinete de Informação em Portugal do Parlamento Europeu, há lugar a um debate moderado por António José Teixeira, com a participação dos eurodeputados Diogo Feio e Rui Tavares, e Paulo Trigo Pereira, Presidente do IPP.
O que é o EUvox?
O projeto EUvox, uma reedição do “Political Compass” realizado em 2009, consiste na produção de uma aplicação de apoio ao voto, para permitir aos eleitores europeus tomar uma decisão mais informada sobre o sentido do seu voto nas eleições para o Parlamento Europeu de Maio.
A célula do projeto EUvox em Portugal é coordenada por Marina Costa Lobo (Vice-Presidente IPP e investigadora do ICS).
O EUvox parte de um questionário que inclui perguntas de âmbito europeu, nacional e regional, elaborado por um grupo de especialistas em política europeia que, entretanto, debatem e desenvolvem questões pertinentes no contexto Europeu como, e ainda, o processo de construção europeia, as instituições europeias e a actual crise económica. Especialistas locais apoiam a elaboração do questionário com propostas mais concretas e específicas de cada região ou país. Um espectro abrangente que garante que os eleitores encontram muitas das questões que são decisivas no seu dia a dia ao mesmo tempo que avaliam as dinâmicas nacionais do antagonismo partidário.
O EUvox proporcionará aos cidadãos que o utilizem uma bússola de votação que permite a cada utilizador situar-se num amplo cenário político. Através de vários algoritmos, são produzidos diferentes quadros, desta forma, o EUvox não dá aos cidadãos uma única escolha, mais redutora, dá, antes, o retrato da sua distância relativamente a todas as partes do espectro político, de uma forma intuitiva.
No build-up para as eleições, terão lugar vários eventos por toda a Europa com o objetivo de divulgar o projeto e Portugal não foi excepção.