Policy paper 9 – Lições para o euro da história monetária e financeira americana

Com o apoio da FLAD, publicamos aqui o nono IPP Policy Paper, de Jeffry Frieden: Lições para o euro da história monetária e financeira americana.

Apesar das diferenças importantes, a experiência americana é a mais rica fonte histórica de inspiração, para enformar o processo de integração europeia, tenha este como destino uma Europa federal, ou não. A versão portuguesa disponibilizada aqui em exclusivo, deste ensaio originalmente publicado na Bruegel Essay and Lecture Series (ver original, em Inglês, aqui) leva-nos numa viagem rápida pela história inicial do dólar – muito mais atribulada e tensa do que tendemos a pensar habitualmente.

Contudo, das muitas diferenças – e várias semelhanças – com o trajecto que o Euro tem feito, e o que se prevê para os próximos anos, acaba por resultar uma visão relativamente positiva face às perspetivas do Euro. Mas também alguns avisos importantes, destacando-se a importância, por exemplo, que deve ser dada à credibilização das instituições monetárias e financeiras do Euro.