No dia 10 de setembro de 2020, a nova direção presidida por Paulo Trigo Pereira (ISEG – U. Lisboa, IPP) assumiu funções em tempos de desafio e incerteza.
Juntamente com o presidente, Marina Costa Lobo (ICS, IPP) e Susana Peralta (NOVA SBE, IPP) como vice-presidentes; e Carlos Farinha Rodrigues (ISEG – U. Lisboa, IPP), Catherine Moury (UNL), Francesco Franco (NOVA SBE, IPP), Luís Teles Morais (IPP), Miguel Almeida (economista) e Sofia Santos (economista) juntam-se à direção.
Com a nova liderança, Paulo Trigo Pereira assegurou desde já a concretização de três iniciativas ainda para o último trimestre deste ano. A abrir o mandato, o atual presidente anunciou que em outubro será lançado o livro “Democracia em Portugal: Como evitar o seu declínio”, da sua autoria, integrado na coleção de livros do IPP na Almedina. Em novembro, o Institute of Public Policy – Lisbon voltará a realizar a conferência habitual sobre o OE2021 referente a um dos seus projetos regulares, o Budget Watch. O evento terá este ano um foco na área da cultura após um ano atribulado para este setor. Em dezembro, haverá um evento para debate do Programa de Recuperação Económica e Social 2020-30 apresentado pelo Governo Português em outubro à Comissão Europeia em Bruxelas, em resposta à crise provocada pela pandemia do COVID-19.
Na tomada posse, Paulo Trigo Pereira declarou ainda: “Vivemos tempos difíceis e incertos. A pandemia criou novos desafios aos já existentes na sociedade portuguesa. Neste mandato, a nova direção do Institute of Public Policy dará o seu contributo para que as instituições e as políticas públicas respondam a estes desafios extraordinários, estejam mais informadas pelo conhecimento académico, sejam mais eficientes, justas e responsáveis perante os cidadãos”.