Evento “A estratégia da UE em matéria de dados numa perspetiva multifacetada. Pontos de vista da Europa do Sul”

A rede PromethEUs organizou um evento privado para iniciar discussões e troca de pontos de vista entre as partes interessadas de países do sul da Europa – Grécia, Itália, Portugal e Espanha – em relação à Estratégia de Dados da União Europeia. As partes interessadas incluem representantes da administração pública, academia, empresas privadas, associações industriais e “think tanks”.

O evento promover o artigo conjunto que a rede PromethEUs elaborou sobre a Estratégia de Dados da UE a partir de uma perspectiva multifacetada e teve uma perspectiva de análise de políticas focada nas seguintes áreas:

  • Aspectos regulatórios e políticos: Lei de Governança de Dados, Lei de Dados, Diretiva de Dados Abertos e suas interações com DMA, DSA, Declaração de Direitos Digitais e próxima Regulação ePrivacy.
  • Aspectos geopolíticos da Estratégia de Dados da UE: EU-US Data Privacy Framework, soberania de dados.
  • O impacto económico da inovação orientada a dados na Europa, incluindo o papel das PME na integração desta Estratégia de Dados da UE.
  • Aplicações específicas deste tema no setor da saúde através do Espaço Europeu de Dados de Saúde.
  • A PromethEUs reúne o I-Com, Institute for Competitiveness (Itália), o Elcano Royal Institute (Espanha), o IPP – Instituto de Políticas Públicas (Portugal) e a Fundação para a Pesquisa Económica e Industrial – IOBE (Grécia). Este evento privado foi liderado especificamente pelo Elcano Royal Institute.

Leia a publicação conjunta “A estratégia da UE em matéria de dados numa perspetiva multifacetada. Pontos de vista da Europa do Sul” (em inglês) clicando aqui.