Apresentação do estudo “Um Índice de Justiça Intergeracional para Portugal”

As democracias tendem a subestimar os interesses das gerações futuras (que ainda não nasceram e não votam) em relação às gerações presentes. A manifestação deste problema nas gerações mais novas e nas vindouras é claramente observável no problema das alterações climáticas e do uso excessivo dos recursos naturais, na dificuldade crescente de acesso à habitação, na dualidade e precariedade do mercado de trabalho, no excessivo endividamento público e externo e nos rendimentos das famílias.

No entanto, há dimensões em que as novas e futuras gerações poderão aceder a um maior nível de bem-estar do que as gerações atuais, pela acumulação de um maior stock de capital humano e por um desenvolvimento tecnológico que abre um potencial de escolha maior e aumenta a esperança de vida.

O projeto “Um Índice de Justiça Intergeracional para Portugal”, elaborado pelo Institute of Public Policy e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, insere-se na esteira de trabalhos que a Fundação Calouste Gulbenkian tem vindo a desenvolver nos últimos cinco anos.

O IPP criou um Índice de Justiça Intergeracional (IJI), que poderá ser atualizado anualmente, que permite não só dar uma saliência regular a este tema, como clarificar as políticas públicas que o poderão promover. O IJI é baseado em seis áreas distintas: ambiente e recursos naturais, saúde, mercado de trabalho, habitação, finanças públicas, pobreza e condições de vida.

O objetivo do projeto é dar saliência, no debate público e político, às questões de justiça intergeracional, identificar onde se manifestam as injustiças intergeracionais mais relevantes e perceber em que medida as políticas públicas têm contribuído para agravar ou atenuar essas injustiças.

A apresentação de resultados do projeto “Um Índice de Justiça Intergeracional” realizou-se no dia 20 de setembro das 17h15-19h00, na Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 3).

PROGRAMA

Equipa

Manuel Valente

investigador

Luísa Nobre

ambiente

Diogo Esteves

ambiente

Eduardo Costa

saúde

Aida Tavares

saúde

Joana Garrido Amorim

mercado de trabalho

Axel Gosseries

investigador

Paula Albuquerque

Habitação

Romana Xerez

Habitação

Isabel Andrade

DESIGUALDADES E POBREZA

Francesco Franco

finanças

Carlos Farinha Rodrigues

desigualdades e pobreza