O IPP (Institute of Public Policy), o ISEG e a Transitar, promoveram um evento de sensibilização sobre as alterações climáticas, que contou com a participação de aproximadamente 200 estudantes do primeiro ano das licenciaturas do ISEG. Esta iniciativa, que decorreu no dia 12 de setembro, abrangeu a formação de professores, colaboradores e alunos do segundo ou terceiro ano para atuarem como facilitadores no Mural do Clima.
Os novos alunos foram convidados a integrar o Mural do Clima, uma proposta de sensibilização para as causas, consequências e efeitos colaterais das alterações climáticas, fundamentada no trabalho do IPCC – Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas, da ONU. A construção do mural, mediante um conjunto de cartas, visa estabelecer conexões de causa e efeito, proporcionando uma compreensão mais profunda e desvendando novos conhecimentos, centrando-se na conscientização climática.
Originado em França no ano de 2018, o workshop Mural do Clima já impactou positivamente mais de 1,1 milhão de pessoas em todo o mundo, sensibilizando para os desafios climáticos. Através desta colaboração interativa, os estudantes do ISEG tiveram a oportunidade de explorar de que maneira grandes temas contemporâneos estão entrelaçados com as alterações climáticas. Um exemplo concreto é a compreensão de como o aumento da temperatura e a migração subsequente de insetos podem contribuir para a propagação de doenças.
Este início de ano letivo no ISEG, focado na sustentabilidade, proporcionou aos alunos a experiência prática de participar numa ação de voluntariado ambiental no dia seguinte. Em colaboração com o Centro de Interpretação de Monsanto e a Câmara Municipal de Lisboa, os estudantes envolveram-se na recolha de espécies invasoras no Parque Florestal de Monsanto, consolidando assim o compromisso da instituição com práticas sustentáveis.
Equipa
Cavery Ostyn
coordenadora
Rita Fonseca
Assistente
Paulo Trigo Pereira
presidente do ipp
Constança Januário
Assistente