Afirmar o futuro

Uma condição necessária para a eficácia e sustentabilidade das políticas públicas é, antes de mais, consensualizar um bom diagnóstico dos problemas, analisar e debater os diferentes cenários alternativos de instituições e políticas públicas que lhes poderão dar resposta e aprofundar um ou dois desses cenários a médio-prazo.

Com o projeto Afirmar o futuro, a Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o Instituto of Public Policy, pretendeu dar um contributo decisivo para a materialização desta condição, maioritariamente através de vários workshops setoriais preparatórios e outras atividades que culminaram numa conferência internacional.

As políticas públicas a abordar no âmbito deste projeto obedeceram a quatro temáticas fundamentais:

  • Instituições, finanças públicas e reforma da Administração;
  • Economia real e desenvolvimento sustentável;
  • Políticas sociais; e
  • Território, ordenamento e ambiente.

Outputs do projeto

O principal output do projeto consubstanciou-se numa conferência internacional, a Conferência Gulbenkian Afirmar o Futuro: Políticas Públicas para Portugal, realizada nos dias 6 e 7 de outubro de 2014, cujo Comissário foi o Professor Doutor Viriato Soromenho-Marques. Nesta conferência foram abordadas as políticas públicas fundadas nos interesses nacionais permanentes e nas correspondentes opções estratégicas de longo-prazo, no âmbito das quatro temáticas referidas. Foram aqui reunidos os melhores contributos de cidadãos provenientes de vários campos da vida social, da esfera económica e empresarial, do mundo associativo, e da administração pública. Mais informações no site oficial da conferência, onde estão disponíveis vídeos da maior parte das intervenções, slides utilizados pelos oradores, sumários executivos dos keynote papers, entre outros conteúdos relevantes.

Desta conferência resultaram dois volumes que correspondem aos policy papers e demais contribuições que foram apresentados publicamente ao longo da mesma.

Adquira aqui o volume I

Adquira aqui o volume II

Pode ainda aceder aqui, em exclusivo, às versões completas dos seguintes capítulos do volume I:

  • Capítulo 3 – Uma proposta para a reforma do sistema político, por Marina Costa Lobo e José Santana Pereira;
  • Capítulo 6 – Renovar a esperança: estratégia orçamental para o crescimento e o emprego em Portugal no quadro do euro, por Paulo Trigo Pereira e Luís Teles Morais;
  • Capítulo 7 – Para uma repartição mais justa dos efeitos do ajustamento: desemprego, pobreza e exclusão social, por Carlos Farinha Rodrigues; e
  • Capítulo 9 – Despesa pública em saúde: cortando nós górdios, por Pedro Pita Barros.

Capítulo 3

Capítulo 6

Capítulo 7

Capítulo 9

Equipa

Paulo Trigo Pereira

Senior Research Fellow - coordenador

Marina Costa Lobo

Senior Research Fellow

Carlos Farinha Rodrigues

Senior Research Fellow

Pedro Pita Barros

Senior Research Fellow

Luís Teles Morais

Research Fellow