Alterações Climáticas e Transição Digital

nasa-Q1p7bh3SHj8-unsplash

Uma área transversal nas políticas públicas, dada a sua relevância nas agendas nacional e internacional e em consonância com o Green Deal anunciado pela Comissão Europeia, é a das cidades e das comunidades sustentáveis (em consonância com o Objetivo de desenvolvimento sustentável da ONU: ODS 11) em paralelo com as questões ecológicas e a fundamental descarbonização da economia e da sociedade (ODS 7). Nesta verdadeira transição para um desenvolvimento sustentável as políticas publicas devem ter um papel quer direto através das administrações públicas (e.g. investimento público), quer indireto através de incentivos públicos (e.g. fiscalidade verde e outros) para que os agentes económicos privados estejam alinhados com esta fundamental mudança económica estrutural.

Nesta área, abordamos as questões relacionadas com a economia verde, as cidades e o financiamento sustentável (público e privado) e a fiscalidade verde, muito associados ao Pacto Ecológico Europeu. 

Abordamos ainda a digitalização da economia e da sociedade que não apenas se relaciona com as alterações climáticas (redução de mobilidade territorial), mas coloca novos desafios e problemas. 

Em particular o IPP está interessado em: analisar os desafios que se colocam a uma soberania digital europeia; verificar se a regulação europeia e nacional contribui para que os cidadãos tenham acesso e controlo sobre os seus dados e que os seus direitos sejam protegidos; analisar se as políticas públicas promovem um apoio competitivo e justo para o desenvolvimento de startups e PME no setor digital.

Projetos

Brevemente 

Publicações

Eventos

Equipa

Paulo Trigo Pereira

Senior research fellow

Sofia Santos

Senior Research Fellow

Steffen Hoernig

ASSOCIATE PROFESSOR AT NOVASBE

Tomás Le Terrien Fragoso

Research Assistant