Arquivo

2019

SEMINÁRIO | PROGREDIR EM CONJUNTO: A ALEMANHA E PORTUGAL NA EUROPA

Nos dias 25 e 26 de novembro o IPP em conjunto com a Europäische Akademie Berlin e a Embaixada Alemã em Portugal realizaram o seminário “Progredir em conjunto: A Alemanha e Portugal na Europa – Seminário e troca de ideias com os jornalistas portugueses e representantes dos meios de comunicação em Cascais.”

LANÇAMENTO DE LIVRO | A VALORIZAÇÃO DO PAPEL E DA EFICÁCIA DAS ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: UM REGIMENTO-TIPO

No dia 19 de novembro, foi presentado o livro, “A Valorização do Papel e da Eficácia das Assembleias Municipais: Um Regimento-tipo”. O livro da autoria de Paulo Trigo Pereira (Professor Catedrático no ISEG, U. Lisboa), Ana Fernanda Neves (Professora auxiliar na FDUL, U. Lisboa) e Luís Filipe Mota Almeida (Investigador no IPP), corresponde à primeira parte de um projeto entre a ANAM e o IPP.

CONFERÊNCIA IPP | ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA: UM SISTEMA ELEITORAL PROPORCIONAL E PERSONALIZADO

No dia 7 de maio, o Institute of Public Policy juntamente com o deputado Paulo Trigo Pereira organizam a conferência que se destina a debater o alcance e limitações do sistema eleitoral misto de representação personalizada quer do ponto de vista teórico quer à luz da experiência do sistema eleitoral para o Bundestag (República Federal Alemã) e suas variantes.

2018

SEMINÁRIO IPP | BUDGET WATCH: OE 2019 – RIGOR E TRANSPARÊNCIA ORÇAMENTAL

No dia 30 de novembro, o Institute of Public Policy em parceria com o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e a Deloitte, organizam a conferência “Budget Watch: OE 2019 – Rigor e Transparência Orçamental” que tem início às 14h30 no Auditório da Caixa Geral de Depósitos, Edifício Quelhas, ISEG.

CONFERÊNCIA IPP | BREXIT: UMA NEGOCIAÇÃO COMPLEXA

No dia 20 de novembro, o Institute of Public Policy juntamente com a Câmara do Comércio e Indústria Luso Espanhola, organiza a conferência Brexit: uma negociação complexa.

CONFERÊNCIA IPP | EUROPE AT THE CROSSROADS

Realizou-se no passado dia 15 de outubro, no Instituto de Ciências Socias (ICS), a conferência “Europa na Encruzilhada: desafios europeus para a política nacional“, em parceria com a MAPLE e a FLAD.

CONFERÊNCIA IPP 2018 | QUE PENSÕES PODEMOS ESPERAR?

O Institute of Public Policy (IPP) com o apoio da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), organizou a conferência no dia 28 de setembro de 2018, que pretendeu promover a reflexão e o debate sobre as Pensões em Portugal e na Europa.

TERTÚLIA IPP | PORTUGAL E AS STARTUPS: RISCOS, OPORTUNIDADES E O PAPEL DO ESTADO

Um debate sobre as políticas públicas de apoio ao empreendedorismo e “startups”, sob o mote “Portugal e as Startups: riscos, oportunidades e o papel do Estado”, no dia 28 de junho.

SEMINÁRIO IPP | UM SISTEMA DE PENSÕES PARA O FUTURO

Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, e da Representação da Comissão Europeia em Portugal, neste seminário foi apresentado e discutido o Ageing Report 2018, a última edição deste relatório, no dia 29 de junho.

Seminário IPP | Sistema Eleitoral Português: Problemas e Soluções

O Institute of Public Policy regressou ao Porto na terça-feira, dia 1 de maio, Dia do Trabalhador, para lançamento e apresentação do livro Uma estratégia orçamental sustentável para Portugal.

LANÇAMENTO IPP | UMA ESTRATÉGIA ORÇAMENTAL SUSTENTÁVEL PARA PORTUGAL

Realizou-se, na terça-feira, dia 10 de abril, o lançamento e apresentação do livro Uma estratégia orçamental sustentável para Portugal

SEMINÁRIO IPP | TRANSPARÊNCIA E RIGOR DAS FINANÇAS PÚBLICAS

No dia 8 de fevereiro, no ISEG , ocorreu o debate “Transparência e rigor das finanças públicas“, onde foram discutidos os resultados do Índice Orçamental IPP-ISEG OE 2018, no âmbito do Budget Watch, e do Open Budget Survey, projeto internacional sobre transparência orçamental.

2017

Seminário IPP | Sistema Eleitoral Português: Problemas e Soluções

O seminário “Sistema Eleitoral Português: Problemas e Soluções, com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, teve lugar às 14h30 do dia 09 de outubro (segunda-feira), no ICS-ULisboa – Auditório Sedas Nunes.

Seminário IPP | Que estratégias orçamentais para 2018-21?

O seminário “Que estratégias orçamentais orçamentais para 2018-21?” teve lugar às 17h no dia 21 de setembro (quinta-feira), no ISEG-UL – Auditório 2.

Tertúlia IPP | Economistas Independentes? Uma Aventura no Parlamento

No dia 1 de junho, em debate, Economistas Independentes? Uma Aventura no Parlamento, com Inês Domingos (PSD) e Paulo Trigo Pereira(IPP, GP-PS), com moderação de Luís Teles Morais (ISEG/IPP) e Patrícia Pinto e Filipe (Nova Economics Club).

Tertúlia IPP | A Europa e o novo Presidente de França

Em debate, a Europa e o novo Presidente de França, com António Goucha Soares (ISEG) e Manuel Villaverde Cabral (ICS), e moderação de Marina Costa Lobo (ICS/Direção IPP), no dia 11 de maio no ISEG.

Seminário IPP | Lições americanas para o Euro

No dia  4 de maio, Jeffry Frieden (Professor na Universidade de Harvard) traz-nos as “lições americanas para o Euro”, seguido de um painel de discussão com Vítor Bento, Francesco Franco, Paulo Trigo Pereira e a moderação de Luís Teles Morais (ISEG/IPP).

Tertúlia IPP | As Cidades na era do Airbnb e da Ryanair

Em debate no dia 20 de abril, as cidades na era do Airbnb e da Ryanair, com Adolfo Mesquita Nunes (ex-S. E. Turismo) e Sandra Marques Pereira (DINÂMIA’CET – ISCTE-IUL), e moderação de Pedro Pita Barros (IPP).

2016

Conferência IPP | First European Thinking Lab Summit

Quatro meses após o bem-sucedido lançamento dos Thinking Labs em Berlim, os jovens investigadores e ativistas do “Dialogue on Europe” encontraram-se para uma reunião de trabalho em Lisboa, nos dias 25 a 27 de novembro, no ISEG.

Seminário IPP | Budget Watch: OE 2017

No  dia 23 de novembro, realizou-se, no Auditório 3 do ISEG(Quelhas), a apresentação dos resultados do Índice Orçamental IPP/ISEG OE 2017, no âmbito do Budget Watch: OE 2017, a oitava edição deste projeto que junta o Institute of Public Policy, o ISEG e a Deloitte Portugal.

Lançamento IPP | Autarquias Locais: Democracia, Governação e Finanças – Porto

A CCDR-N, o Institute of Public Policy e a Edições Almedina organizaram no dia 24 de outubro lançamento e apresentação do livro Autarquias Locais: Democracia, Governação e Finanças, o segundo número da Coleção Areté, na cidade do Porto.

Lançamento IPP | Autarquias Locais: Democracia, Governação e Finanças

O Institute of Public Policy e a Edições Almedina organizaram o no dia 20 de setembro o lançamento e apresentação do livro Autarquias Locais: Democracia, Governação e Finanças, o segundo número da Coleção Areté.

Seminário IPP | Budget Watch 2016: Velhos hábitos ou novas práticas?

No dia 18 de Março, no ISEG, teve lugar o debate de apresentação dos resultados do Índice Orçamental IPP/ISEG OE 2016, no âmbito do Budget Watch 2016 – rigor e transparência orçamental, projeto anual que junta o Institute of Public Policy, o ISEG e a Deloitte Portugal.

Conferência IPP | #EuropeanTownHall Meeting em Lisboa

Decorreu no passado dia 7 de Março, na Fábrica Braço de Prata, o segundo encontro da série “Dialogue on Europe”, organizada pelo think-tank alemão Das Progressive Zentrum em parceria com o Institute of Public Policy.

Seminário IPP | A aposta no ensino profissional: educação, emprego e competitividade

No passado dia 21 de dezembro, o Institute of Public Policy organizou um evento sobre “A aposta no ensino profissional: educação, emprego e competitividade” no âmbito do IPP Policy Paper 3, “Returns to vocational education” (da autoria de Sofia Oliveira).

2015

Conferência IPP | Políticas públicas nacionais e regionais

Com o apoio do Banco de Portugal, no dia 18 de setembro realizou-se uma conferência na reitoria da Universidade da Madeira, onde se discutiram propostas de melhoria do desenho e implementação das políticas públicas em Portugal, bem como algumas propostas sobre a governação da zona Euro.

Lançamento IPP | Afirmar o futuro

Teve lugar no passado dia 23 de julho, quinta-feira, às 18h, a apresentação dos Livros Afirmar o futuro: políticas públicas para Portugal, volume I e II, na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).

Lançamento IPP | Pensar a justiça entre as gerações

No dia 16 de Julho, realizou-se na livraria Almedina de Lisboa a apresentação da edição portuguesa de “Pensar a justiça entre as gerações”, uma das mais importantes obras da literatura da filosofia política sobre este tópico, e que é também o primeiro número da nossa Coleção ARETÉ.

Seminário IPP| Que políticas públicas para a década?

No dia 6 de maio, discutiu-se o relatório que tem marcado recentemente o debate público – Uma década para Portugal.

Conferência IPP | A(s) problemática(s) da natalidade em Portugal

Numa iniciativa da APF, da OFAP, do ICS e do Institute of Public Policy, debate-se, em Lisboa, nos dias 15 e 16 de Janeiro, ‘A(s) Problemática(s) da Natalidade em Portugal: Uma questão Social, Económica e Política’.

2014

Seminário IPP | OE 2015 – O Orçamento possível?

No dia 26 de novembro, organizou-se um seminário no ISEG, em que discutimos o Orçamento do Estado para 2015 e em que demos, em primeira mão, algumas pistas sobre as conclusões da análise feita nesta edição do Budget Watch.

Conferência IPP | Debates sobre a jurisprudência da crise em tempo de viragem

Esta conferência que se realizou no dia 3 e 5 de novembro, visou, revisitar o impacto das várias decisões do Tribunal Constitucional sobre as políticas públicas implementadas no período em torno do Programa de Assistência Económica e Financeira.

Conferência IPP | Afirmar o futuro

O Institute of Public Policy organizou, nos dias 6 e 7 de outubro de 2014, em parceria com a Fundação a Conferência Gulbenkian 2014: Afirmar o Futuro – Políticas públicas para Portugal.

Conferência IPP | Portugal: Estratégias Orçamentais 2014-18

O Documento de Estratégia Orçamental (DEO) recentemente apresentado pelo Governo é uma peça central na decisão sobre a estratégia para as políticas públicas nos próximos é por isso que o IPP vai promover uma conferência sobre o tema no dia 12 de Maio

Conferência IPP | Cidadãos e propostas políticas: as eleições europeias em debate

No âmbito do lançamento europeu do EUvox, o IPP organiza no dia 29 de abril, em conjunto com o ICS, um seminário onde Marina Costa Lobo apresentará o EUvox.

2013

Conferência IPP | The New Social Contract: Reform of the State and the European Union

Que queremos dizer por renovar o contrato social, tanto ao nível nacional como Europeu? Que experiências de reforma do Estado têm sido bem-sucedidas?  Estas são algumas das perguntas a que procuraremos responder nesta conferência no dia 6 e 7 de setembro.

Conferência IPP | Sessão de apresentação do Institute of Public Policy

Na passada terça-feira, 18 de Junho, no Hotel Altis Belém, em Lisboa, teve lugar a sessão pública de apresentação do Institute of Public Policy.