Contas intergeracionais

O Institute of Public Policy, em parceria com o Economics for Policy da Nova School of Business and Economics, desenvolve atualmente o projeto de investigação “Contas do Estado numa perspetiva intergeracional”. Este projeto realizou-se por iniciativa e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, na sequência de uma call aberta no quadro do seu Programa Sustentabilidade.

O objetivo foi dar a conhecer o real valor das obrigações impostas sobre as gerações futuras, com base nos compromissos já assumidos pelo Estado, e desenvolver uma metodologia para determinar a contribuição líquida de cada geração para o Orçamento do Estado em Portugal.

Um dos Resultados Finais deste projeto, foi o Relatório “Finanças Públicas – Uma Perspetiva Intergeracional”, realizado por uma equipa IPP/NOVASBE.

Este estudo em particular assume a sustentabilidade das Finanças Públicas como indissociável da redistribuição de recursos entre gerações: se as finanças públicas não forem sustentáveis, as famílias no futuro serão obrigadas a pagar mais impostos, receber menos benefícios ou desfrutar de menos serviços públicos.

Equipa

Francesco Franco

Senior Research Fellow

Luís Teles Morais

Research Fellow

Tiago Bernardino

Research Fellow