O EUROMOD é um modelo de microssimulação de benefícios fiscais para a União Europeia e o Reino Unido e já conta com mais de 20 anos de existência. Tem como base os micro dados da European Union Statistics on Income and Living Conditions (EU-SILC), do Eurostat, e do Family Resources Survey para o Reino Unido.
O EUROMOD permite calcular as obrigações fiscais e benefícios a serem atribuídos em sistemas de benefícios fiscais já existentes, estimando os efeitos na desigualdade de rendimento e na pobreza, nos orçamentos dos Estados, e os incentivos no mercado de trabalho. É uma ferramenta de investigação e análise comparativa largamente utilizada, que permite analisar e comparar os efeitos de políticas fiscais e sociais, bem como de reformas políticas, tanto a nível da população de cada país, como da União Europeia como um todo.
A atualização do EUROMOD é da responsabilidade do Joint Research Centre da Comissão Europeia e do Eurostat, em colaboração com as equipas nacionais dos Estados Membros da União Europeia. As equipas nacionais põem à disposição os seus conhecimentos locais relativamente aos respetivos sistemas de benefícios fiscais e, em muitos casos, providenciam os dados a serem considerados sobre o seu país. Estas também contribuem de uma forma importante para a elaboração dos relatórios nacionais do EUROMOD.
Desde 2018 que o Institute of Public Policy é o parceiro oficial do EUROMOD em Portugal.