EUROMOD

EUROMOD é um modelo de microssimulação de benefícios fiscais para a União Europeia e o Reino Unido e já conta com mais de 20 anos de existência. Tem como base os micro dados da European Union Statistics on Income and Living Conditions (EU-SILC), do Eurostat, e do Family Resources Survey para o Reino Unido.

O EUROMOD permite calcular as obrigações fiscais e benefícios a serem atribuídos em sistemas de benefícios fiscais já existentes, estimando os efeitos na desigualdade de rendimento e na pobreza, nos orçamentos dos Estados, e os incentivos no mercado de trabalho. É uma ferramenta de investigação e análise comparativa largamente utilizada, que permite analisar e comparar os efeitos de políticas fiscais e sociais, bem como de reformas políticas, tanto a nível da população de cada país, como da União Europeia como um todo.

A atualização do EUROMOD é da responsabilidade do Joint Research Centre da Comissão Europeia e do Eurostat, em colaboração com as equipas nacionais dos Estados Membros da União Europeia. As equipas nacionais põem à disposição os seus conhecimentos locais relativamente aos respetivos sistemas de benefícios fiscais e, em muitos casos, providenciam os dados a serem considerados sobre o seu país. Estas também contribuem de uma forma importante para a elaboração dos relatórios nacionais do EUROMOD.

Desde 2018 que o Institute of Public Policy é o parceiro oficial do EUROMOD em Portugal.

EUROMOD 2022

Pode aceder infra à última publicação do EUROMOD. Esta respeita ao Relatório Nacional de Portugal concernente ao período entre 2018-2021, onde pode encontrar informações sobre como o sistema de benefícios fiscais português é modelado no EUROMOD, bem como uma visão geral do sistema e alterações recentes. Muito em breve será também publicamente disponibilizada a versão respeitante ao período entre 2019-2022.

Em 2022, o Institute of Public Policy teve ainda a oportunidade de participar no workshop internacional “Established and new research grounds in microsimulation modelling“, em setembro (em Praga), ao qual se seguiu a reunião anual do projeto.

 

Country Report Portugal 2018-2022 (em inglês)


Equipa (edição atual)

Carlos Farinha Rodrigues

Senior Research Fellow

Amílcar Moreira

Senior Research Fellow

Joana Andrade Vicente

Research fellow

David Leite Neves

Research fellow

Atualmente a equipa nacional portuguesa é composta pelos elementos apresentados. No entanto, ao longo dos 20 anos de existência do EUROMOD, a equipa portuguesa foi constituída ainda por: José Luís Albuquerque, Rita Peixinho, Rita Figueiras e Vítor Manuel Junqueira.

Na newsletter de julho de 2018 pode ainda encontrar uma entrevista exclusiva à equipa nacional portuguesa.