Conferência PromethEUs | Digital para o Crescimento: Reforçar o Mercado Único e Revitalizar a Competitividade da UE

À medida que o panorama digital continua a evoluir, a União Europeia enfrenta desafios e oportunidades na manutenção da sua competitividade a nível global. No dia 9 de abril, o Institute of Public Policy - Lisbon, em colaboração com parceiros, irá organizar um evento esclarecedor nas instalações do I-Com em Bruxelas. Este encontro representa uma oportunidade crucial para os intervenientes aprofundarem as complexidades da competitividade digital da UE e explorarem estratégias para promover a inovação e o crescimento no mercado único. O evento contará com a apresentação de um documento de posição abrangente, meticulosamente elaborado pela nossa rede, analisando os…
Leia mais

PromethEUs Conference | Digital for Growth: Strengthening the Single Market and Reviving EU Competitiveness

As the digital landscape continues to evolve, the European Union faces both challenges and opportunities in maintaining its competitiveness on the global stage. On April 9th, the Institute of Public Policy, in collaboration with partners, will host an insightful event at the I-Com premises in Brussels. This gathering presents a crucial opportunity for stakeholders to delve into the intricacies of EU digital competitiveness and explore strategies for fostering innovation and growth within the single market. The event will feature the presentation of a comprehensive position paper, meticulously crafted by our network, analyzing the challenges that lie ahead for EU digital…
Leia mais

Workshop PromethEUs | Transformação Digital no Sul da Europa: Inovação, Competitividade e Mercado Interno da UE

A Fundação para a Investigação Económica e Industrial (IOBE), em colaboração com a PromethEUs, tem o prazer de estender-lhe um convite para o nosso próximo workshop intitulado "Transformação Digital no Sul da Europa: Inovação, Competitividade e o Mercado Interno da UE". Data: Quinta-feira, 7 de março Hora: 16:00 - 18:00 CET Localização: Hotel Central, Atenas Em vista do próximo relatório de Enrico Letta sobre o estado da arte do mercado interno da UE e do relatório de Mario Draghi sobre a competitividade da UE, a IOBE, em nome da rede PromethEUs, organiza um workshop para discutir o estado da arte…
Leia mais

Conferência PromethEUs – Inteligência artificial e o futuro da competitividade da UE: o caminho a seguir

Na terça-feira, 14 de novembro, nas instalações da I-Com em Bruxelas, a rede apresentou o seu documento conjunto sobre a Lei de Inteligência Artificial da União Europeia (AI Act) como o resultado principal das suas atividades no segundo semestre de 2023. O documento foi revelado na conferência intitulada "IA e o Futuro da Competitividade da UE: O Caminho a Seguir." Este evento proporcionou uma valiosa oportunidade para discutir o estado atual do AI Act da UE. Com o objetivo de contribuir para o debate numa perspetiva do Sul da Europa, o documento iniciou discussões sobre os desenvolvimentos mais recentes do…
Leia mais

Novo estudo “Índice de Justiça Intergeracional para Portugal” já disponível para consulta

As democracias tendem a subestimar os interesses das gerações futuras (que ainda não nasceram e não votam) em relação às gerações presentes. A manifestação deste problema nas gerações mais novas e nas vindouras é claramente observável no problema das alterações climáticas e do uso excessivo dos recursos naturais, na dificuldade crescente de acesso à habitação, na dualidade e precariedade do mercado de trabalho, no excessivo endividamento público e externo e nos rendimentos das famílias. No entanto, há dimensões em que as novas e futuras gerações poderão aceder a um maior nível de bem-estar do que as gerações atuais, pela acumulação…
Leia mais
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: RISCOS, OPORTUNIDADES E REGULAMENTAÇÃO 2 DE OUTUBRO | 17 HORAS | ISEG QUELHAS 202

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: RISCOS, OPORTUNIDADES E REGULAMENTAÇÃO 2 DE OUTUBRO | 17 HORAS | ISEG QUELHAS 202

A rede PromethEUs organizou um evento público para iniciar o debate e a troca de pontos de vista entre as partes interessadas dos países do Sul da Europa - Grécia, Itália, Portugal e Espanha - relativamente à futura Lei da IA da União Europeia. As partes interessadas incluem representantes da administração pública, do meio académico, de empresas privadas, de associações industriais e de grupos de reflexão. O evento teve por base um documento conjunto que a rede PromethEUs elaborou sobre a Lei da IA da UE numa perspetiva multifacetada, centrando-se nas seguintes áreas Aspectos regulamentares e políticos Aspectos geopolíticos O…
Leia mais
PRR: Como Medir O Seu Impacto?

PRR: Como Medir O Seu Impacto?

O PRR foi concebido como um instrumento baseado no desempenho e orientado para enfrentar os principais desafios estruturais socioeconómicos de cada país. Tanto do ponto de vista da cidadania pública como do debate de políticas públicas, é necessário compreender melhor a forma como este programa está a ter impacto na sociedade portuguesa. Compreendendo a importância de acesso a informação rigorosa e independente sobre matérias ligadas à sua missão, o Think Tank - Iniciativa Antifraude e o Institute of Public Policy (IPP) desenvolveram uma iniciativa de divulgação junto da comunicação social sobre a medição do impacto do PRR. Neste seminário foram…
Leia mais
Conference “EMFA. Securing an independent and transparent media sector across Europe”

Conference “EMFA. Securing an independent and transparent media sector across Europe”

The Institute of Public Policy – Lisbon is pleased to announce the Conference | "EMFA. Securing an independent and transparent media sector across Europe”, where the joint paper under the same name will be presented. The conference is organized within the scope of PromethEUs, an independent research network that brings together four European think tanks – I-Com, Institute for Competitiveness (Italy), Foundation for Economic and Industrial Research – IOBE (Greece), Elcano Royal Institute (Spain), and the Institute of Public Policy – IPP Lisbon (Portugal). The event will delve into different aspects surrounding the European Media Freedom Act proposal, which was…
Leia mais
Que soluções para a sustentabilidade e melhor performance do SNS?”

Que soluções para a sustentabilidade e melhor performance do SNS?”

A próxima iniciativa do Ciclo de Debates IPP/SEDES será no dia 22 de novembro, às 17h00, na NOVA SBE e terá como principal orador Pedro Pita Barros, professor catedrático da Nova SBE, que irá apresentar propostas para a melhoria do SNS.  Contamos  ainda com a participação do Coordenador do Observatório SEDES para a Saúde e professor da Nova SBE, Nadim Habib, e de Catarina Delaunay, membro do Conselho Coordenador da SEDES e investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. O Ciclo de Debates, que tem o Alto Patrocínio da Presidência da República, é dedicado à discussão de propostas concretas que possam…
Leia mais
OE 2023: rigor, transparência e inovação?

OE 2023: rigor, transparência e inovação?

A próxima iniciativa do Ciclo de Debates IPP/SEDES será já na próxima quarta-feira, dia 26 de outubro, às 17h30, no Auditório 2, no ISEG, e contará com a participação de Sofia Batalha, Secretária de Estado do Orçamento, seguida de uma mesa redonda com Susana Peralta, Carlos Marinheiro e Rui Baleiras. Neste evento, o governo apresentará as inovações do OE 2023, nomeadamente do ponto da vista da transparência, da orçamentação verde e dos programas orçamentais. Segue-se um debate sobre oportunidades de melhoria, na ótica de instituições que habitualmente acompanham o processo orçamental: Tribunal de Contas, que faz um Parecer à Conta Geral do Estado; Conselho de Finanças Públicas que se…
Leia mais