O Institute of Public Policy (IPP) com o apoio da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), organizou a conferência no dia 28 de setembro de 2018, que pretendeu promover a reflexão e o debate sobre as Pensões em Portugal e na Europa.
A conferência intitulada, “What Pensions can we hope for? / Que pensões podemos esperar?”, que terá como palco, o Instituto Superior de Economia e Gestão – Universidade de Lisboa é um esforço conjunto de manter no topo da agenda das prioridades de cada Estado, a discussão sobre as Pensões.
Como assegurar níveis adequados de proteção e rendimento na reforma para todos é um dos maiores desafios que as sociedades europeias enfrentam atualmente, dadas as perspetivas de longo prazo nas frentes demográfica (rápido envelhecimento da população) e económica (crescimento da produtividade estagnado). Embora o problema seja há muito reconhecido, não há soluções mágicas nem fáceis. Enquanto a maioria dos países europeus parece ter encarado as questões de sustentabilidade financeira dos seus sistemas públicos de pensões, permanecem as dúvidas sobre os níveis de adequação das pensões no médio e longo prazo, com impactos sociais imprevisíveis.
Poderá a Europa encontrar uma abordagem comum, ou acabarão por ser encontradas diferentes soluções para cada país, mesmo se o problema é, em larga medida, o mesmo?