Seminário IPP | Sistema Eleitoral Português: Problemas e Soluções

O seminário “Sistema Eleitoral Português: Problemas e Soluções, com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, teve lugar às 14h30 do dia 09 de outubro (segunda-feira), no ICS-ULisboa – Auditório Sedas Nunes.

A reforma do sistema eleitoral é algo que tem vindo a ser debatido há largos anos na política portuguesa, como eventual solução para fazer face ao descontentamento dos cidadãos com a política. Existe um consenso partilhado entre as forças políticas sobre a necessidade de reformar o sistema eleitoral mas ainda não se alcançou um acordo sobre como fazê-lo.  As propostas divergem à esquerda e à direita e nem na academia existe um consenso sobre a melhor formar de reformar o sistema eleitoral sem prejudicar a proporcionalidade da representação e os níveis de governabilidade.

Este seminário procurou contribuir para uma reflexão sistemática e substantiva do tema, revisitando os estudos mais recentes sobre esta matéria em Portugal e debatendo as propostas e opiniões dos partidos portugueses sobre este tema, contando com a presença de Carmen Ortega (Universidade de Granada), dos académicos Marina Costa Lobo (ICS, IPP), Pedro Riera (Universidade Carlos III – Madrid), Conceição Pequito (ISCSP), André Freire (ISCTE-IUL) e ainda dos deputados António Filipe (U. Europeia, Deputado) José Ribeiro e Castro (Advogado), Paulo Trigo Pereira (ISEG-UL, IPP, Deputado), Manuel Meirinho (ISCSP-UL).

Entre os dois painéis de debate, que se pretende livre, dinâmico e plural, houve lugar para um ligeiro beberete por forma promover o convívio de todos os participantes.

Galeria de fotografias