Tertúlia IPP | Economistas Independentes? Uma Aventura no Parlamento

Em debate, Economistas Independentes? Uma Aventura no Parlamento, com Inês Domingos (PSD) e Paulo Trigo Pereira(IPP, GP-PS), com moderação de Luís Teles Morais (ISEG/IPP) e Patrícia Pinto e Filipe (Nova Economics Club). Desta vez, contamos com uma parceria com o Nova Economics Club. Entrada livre.

No sistema político nacional, um cidadão não se pode candidatar de forma independente à Assembleia da República. Nas eleições legislativas, são apenas admitidas candidaturas de partidos políticos, reconhecidos pelo Tribunal Constitucional nos termos da Constituição, que submetem à votação listas fechadas de candidatos. Porém, uma solução parcial, aliás usada desde o início do sistema presente, é a eleição pontual de cidadãos não-militantes, integrados nas listas partidárias – um aparente contrassenso permitido pela lei eleitoral, que tem, ainda assim, contribuído para alguma diversidade acrescida no background dos deputados.

Os oradores

Saiba mais na sua página.

Inês Domingos

Membro do Parlamento Português desde 2015. Co-fundadora de Macrometria, uma firma de consultoria no campo da investigação económica, baseada em Lisboa

Galeria de fotografias