Workshop PromethEUs | Transformação Digital no Sul da Europa: Inovação, Competitividade e Mercado Interno da UE


A Fundação para a Investigação Económica e Industrial (IOBE), em colaboração com a PromethEUs, tem o prazer de estender-lhe um convite para o nosso próximo workshop intitulado “Transformação Digital no Sul da Europa: Inovação, Competitividade e o Mercado Interno da UE”.

Data: Quinta-feira, 7 de março

Hora: 16:00 – 18:00 CET

Localização: Hotel Central, Atenas

Em vista do próximo relatório de Enrico Letta sobre o estado da arte do mercado interno da UE e do relatório de Mario Draghi sobre a competitividade da UE, a IOBE, em nome da rede PromethEUs, organiza um workshop para discutir o estado da arte do processo de transformação digital nos seus quatro países de interesse – Grécia, Itália, Portugal e Espanha -, seguindo a implementação de várias reformas ao abrigo do Fundo de Recuperação e Resiliência (RRF) da UE e os respetivos Planos de Recuperação e Resiliência dos países do sul da UE, com foco na transição digital.

Este workshop tem como objetivo aprofundar o tema crucial da transformação digital e o seu impacto no panorama económico do Sul da Europa. Iremos explorar o progresso feito, as lições aprendidas e os desafios que se avizinham, com um foco particular na interligação entre inovação e competitividade.

Pontos-Chave de Discussão Incluem:

  • O papel crucial das tecnologias digitais no impulsionamento do crescimento económico, social, cultural e sustentável.
  • Abordar a disparidade tecnológica entre a UE, os EUA e a China, examinando fatores como patentes, despesas em capital de risco e escalonamento de startups.
  • Explorar desequilíbrios regionais entre os Estados-Membros da UE e o potencial da transformação digital para promover um mercado único mais coeso.

Durante o workshop, os painelistas irão envolver-se em discussões sobre propostas de uma perspetiva do Sul da Europa relacionadas com:

  • A formulação de uma política industrial comum ao nível da UE.
  • Melhorar a eficácia da união dos mercados de capitais e facilitar o acesso transfronteiriço ao capital de risco.
  • A necessidade imperativa de reciclagem e reconversão da força de trabalho, bem como promover a adoção digital entre as PMEs.
  • Advogar por um quadro regulamentar simplificado e reforçar a agenda geopolítica.

Inscreva-se gratuitamente aqui.

Consulte o programa aqui: