
O Institute of Public Policy, em colaboração com o ISEG (Lisbon School of Economics & Management) e a Associação Ambiental Transitar, liderou um evento de sensibilização sobre as alterações climáticas, com a participação de mais de 220 estudantes do primeiro ano em licenciatura. Esta iniciativa pioneira envolveu a prévia formação de um task-force interno composto por professores, funcionários e alunos do segundo ano, assumindo a função de facilitadores do denominado Mural do Clima.
Os novos alunos foram convidados a integrar o Mural do Clima, um workshop originado em França em 2018, que já sensibilizou mais de um milhão de pessoas globalmente para os desafios climáticos. Trata-se de um workshop científico lúdico e interativo, fundamentado no trabalho do IPCC – Intergovernmental Panel on Climate Change, das Nações Unidas. Um conjunto de 42 cartas guia grupos de 5 a 7 estudantes na criação de um mural, estabelecendo ligações de causa-efeito, aprofundando ou revelando novos conhecimentos, focado na consciencialização climática. O workshop baseia-se na inteligência coletiva e desenvolve-se em 4 etapas: Reflexão, Criatividade, Emoções e Ações.

Em Portugal, o jogo Mural do Clima chegou em 2021, e a Transitar, fundada em 2022, é a associação de referência que propõe esta ferramenta, juntamente com outros workshops de sensibilização, como Pegada Carbónica, Biodiversidade e Digital.
O Institute of Public Policy tem como missão a integração entre o conhecimento científico e as políticas públicas. Compromete-se no desenvolvimento de ações transversais rumo à educação sustentável, abrangendo as vertentes económica, ambiental e social. Foi com este propósito que o IPP contribuiu para a criação e coordenação desta iniciativa tripartida, o Mural do Clima no ISEG.

Para o ISEG, esta iniciativa atesta o compromisso da instituição em educar, sensibilizar e incentivar os estudantes para uma mudança de comportamentos e práticas, como destaca Winnie Picoto, vice-presidente da instituição com a responsabilidade da Sustentabilidade. Através deste workshop colaborativo, os alunos do ISEG tiveram a oportunidade de descobrir, por vezes com surpresa, de que forma grandes temas da atualidade estão interligados com as alterações climáticas. Por exemplo, compreenderam em que medida o aumento da temperatura e a consequente migração dos insetos podem ser responsáveis pela propagação de doenças. No dia seguinte, os alunos participaram numa ação de voluntariado ambiental com o Centro de Interpretação de Monsanto, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, para recolha de espécies invasoras no Parque Florestal de Monsanto.
São diversas as ações dentro e fora do ISEG que podem resultar deste evento: a criação de um Clube Mural do Clima ISEG, a troca de livros ou roupas em segunda mão, a implementação de uma horta, mini projetos em cadeiras específicas e a evolução nas metodologias de ensino. O Mural do Clima é apenas um catalisador, o ponto de partida para ações individuais e coletivas.
Após o projeto Mural do Clima no ISEG, o IPP pretende continuar a desenvolver ações de consciencialização e empoderamento dos cidadãos e jovens.