PromethEUs

O PromethEUs é uma rede independente de quatro think tanks do Sul da Europa, ativos nos seus países e a nível da U.E. nas áreas da investigação económica, empresarial e geopolítica.

Tem como missão contribuir de forma construtiva para o atual debate político europeu sobre a revolução digital, fornecendo uma perspetiva do Sul da Europa. O PromethEUs pretende participar no debate em torno da agenda digital das instituições da UE, com especial destaque para as PME e as competências dos cidadãos e dos trabalhadores.

As áreas de IA, IoT, o uso de Big data, elementos da Indústria 4.0 e o impacto no emprego atual e futuro já estão afetar as atividades económicas e negócios em toda a Europa. Os desafios que temos pela frente são diversos e exigem uma coordenação das políticas nacionais e internacionais. A rede PromethEUs visa criar uma plataforma de troca de ideias e ações que irão destacar as principais forças motoras, mas também as barreiras a enfrentar.

A rede contribuirá para o diálogo público relevante através da publicação de relatórios, documentos e publicações em blogues, workshops e eventos públicos em Bruxelas e nos respetivos Estados-Membros que incidirão sobre questões afins.

Já está disponível para consulta a Publicação da rede PromethEUs "Inteligência Artificial: Oportunidades, Riscos e Regulação"

 

O Institute of Public Policy – Lisbon aderiu à rede PromethEUs em setembro de 2021 com vista a promover quer a sua internacionalização, quer esta nova área de investigação que consideramos fundamental para o futuro da sociedade.

Na terça-feira, 14 de novembro, nas instalações da I-Com em Bruxelas, a rede apresentou o seu documento conjunto sobre a Lei de Inteligência Artificial da União Europeia (AI Act) como o resultado principal das suas atividades no segundo semestre de 2023.

O documento foi revelado na conferência intitulada “IA e o Futuro da Competitividade da UE: O Caminho a Seguir.” Este evento proporcionou uma valiosa oportunidade para discutir o estado atual do AI Act da UE.

Com o objetivo de contribuir para o debate numa perspetiva do Sul da Europa, o documento iniciou discussões sobre os desenvolvimentos mais recentes do dossiê que antecede o acordo que os negociadores aspiram alcançar até o final de 2023. Também abordou temas divisivos, como o uso de conteúdo protegido por direitos autorais por IA e vigilância biométrica.

O Capítulo 1, além de fornecer uma visão geral de quatro importantes iniciativas internacionais e abordagens à regulamentação de IA, concentra-se no AI Act da UE. Ele enfatiza que questões críticas ainda precisam de resolução, incluindo aquelas discutidas no trílogo e os termos e papel da supervisão humana. O capítulo destaca que o Regulamento de IA da UE precisará de atualizações regulares devido à natureza em constante mudança da IA e à possível fragmentação legal não intencional resultante das disposições de subsidiariedade do AI Act (multas, classificação de alto risco). Ele também esboça várias áreas onde as negociações do trílogo devem estabelecer consenso entre a Comissão, o Parlamento e o Conselho.

O Capítulo 2 analisa o impacto económico da IA generativa, com um foco específico em países do Sul da Europa, como Grécia, Itália, Portugal e Espanha. Ele fornece uma visão global do panorama da IA generativa e discute desafios potenciais e estratégias para abordá-los.

O Capítulo 3 explora as diferenças significativas entre a IA generativa e a IA tradicional, bem como os países líderes na corrida da IA em termos de investimentos privados, patentes e publicações. A análise destaca a competição contínua entre os Estados Unidos e a China, com ambos os países liderando consistentemente as classificações. No entanto, também observa que muitos projetos amplamente utilizados de IA generativa têm alcance global, pois são de código aberto.

O Capítulo 4 examina a baixa adoção atual de tecnologias de IA, enfatizando a oportunidade de implantação cuidadosa dessas tecnologias para maximizar seus benefícios, ao mesmo tempo em que mitiga possíveis armadilhas. Através de uma análise SWOT abrangente, os autores destacam o aumento constante da pesquisa relevante nos países da rede ao longo das duas últimas décadas e um aumento significativo nos investimentos em startups de IA nos últimos três anos.

A parceria do IPP com a rede PromethEUs é apoiada pela Google.

 

14/11/2023

Conferência “IA e o Futuro da Competitividade da UE: O Caminho a Seguir”.

02/10/2023

Conferência “Inteligência Artificial: Oportunidades, Riscos e Regulação”.

07/06/2023

Conferência “Estratégia de Dados da UE sob uma perspetiva multifacetada nos países do Sul da Europa”.

20/04/2023

Workshop de Meio Termo sobre a Estratégia de Dados da UE. Uma perspetiva multifacetada dos países do Sul da Europa. 

30/11/2022

Conferência | EMFA. Securing an independent and transparent media sector across Europe

24/05/2022

Seminário | Southern EU Recovery Plans: The Digital Dimension

27/10/2021

Conferência Online – Evento Privado
“Perspectives on European Digital Sovereignty from Southern European countries”.

30/11/2021 

Conferência – “The Multisided Path to European Digital Sovereignty and the Future of EU-US Relations”

Publicação Conjunta “Artificial Intelligence: opportunities, risks and regulations”

Publicação Conjunta “EU Data Strategy. A multifaceted perspective from Southern European countries”

Publicação Conjunta “EMFA. Securing an independent and transparent
media sector across Europe”

Relatório final  “The Multisided Path to European Digital Sovereignty and the Future of EU-US Relations”.

Publicação Conjunta “The Multisided Path to European Digital Sovereignty and the future of EU-US Relations”