O Institute of Public Policy tem permanentemente aberta uma call for papers, sendo que qualquer autor interessado poderá submeter um texto para publicação nas nossas séries regulares. Todas as propostas, desde que aderentes aos princípios gerais do IPP e às guidelines para publicação (infra) serão analisadas de modo célere pela nossa equipa de coordenação das publicações. Para submeter um texto, envie-nos em email para admin@ipp-jcs.org.
Teses de Mestrado
Adicionalmente, o IPP alarga esta iniciativa a teses de Mestrado que serão alvos de adaptação para um policy paper, policy brief ou report, por forma a alargar o espaço para o debate público com a publicação de trabalhos de qualidade nas áreas de intervenção do IPP, que possam derivar importantes implicações para as políticas públicas.
A ideia será adaptar um pouco o trabalho para o formato pretendido, introduzir alterações e atualizações caso necessário, e publicar o seu trabalho como publicação IPP, divulgando junto da opinião pública e dos atores políticos numa versão mais focada e user-friendly.
Guidelines
Policy paper: máximo 75.000 caracteres com espaços
Poderão recair sobre um problema específico ou sobre um tema mais genérico. Um policy paper não é um artigo académico, pelo que deve ter uma linguagem clara e acessível, sem prejuízo da aplicação correta de quaisquer conceitos relevantes, que poderão, onde necessário, ser explicados no próprio documento. Sempre que for relevante, podem conter dados trabalhados de forma original. Este deve ser, tanto quanto possível, “self-contained” para não prejudicar a sua fácil disseminação e partilha. Do artigo devem ressaltar de forma clara e explícita recomendações de política e/ou uma análise estruturada de políticas anteriormente introduzidas. Terão de seguir os requisitos formais habituais, sobretudo, a inclusão de uma bibliografia completa.
Policy brief: entre 10.000 e 25.000 caracteres com espaços
Devem “atacar” de forma direcionada um determinado problema específico – será o espaço mais apropriado para marcar uma posição rápida no debate público sobre uma determinada temática. Devem ter uma linguagem muito clara e acessível, sem prejuízo da aplicação correta de quaisquer conceitos relevantes, cuja explicação pode eventualmente ser remetida para outras fontes (desde que disponíveis livre e gratuitamente online) de modo a não prejudicar a concisão do “paper”, que deve também ser tida em conta na própria construção do corpo do texto. Não deverá incluir índice e o espaço para bibliografia deve ser reduzido (não mais do que 5, 6 referências). Alguns briefs poderão depois ser desenvolvidos em formato policy paper.
Report: sem limite de caracteres
Apoiam o debate das políticas públicas com trabalhos mais longos, elaborados, incluindo uma análise empírica detalhada e abrangente. Exploram uma determinada temática em profundidade, considerando todas as fases do problema de políticas em questão, desde a sua conceptualização à implementação. De resto, aplicam-se as mesmas orientações dos policy papers.
Working paper: sem limite de caracteres
Espaço que servirá apenas para permitir a publicação através do Institute of Public Policy de trabalhos académicos, em tudo semelhante a quaisquer outras séries de “working papers”. Publicados em inglês.
Os autores que estão interessados em colaborar com o IPP com uma publicação, terão acesso a guias de formatação IPP após o contacto inicial.